Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Exército utiliza Legado Olímpico de Deodoro para realizar Projeto Educacional com mais de 2 mil alunos
Início do conteúdo da página

Exército utiliza Legado Olímpico de Deodoro para realizar Projeto Educacional com mais de 2 mil alunos

Acessos: 436

A 15ª edição dos Jogos da Amizade reúne estudantes dos Colégios Militares de todas as regiões do país.
Rio de Janeiro (RJ) - No período de 9 a 15 de julho, o Exército Brasileiro realizará, por intermédio do Departamento de Educação e Cultura do Exército e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial, a 15ª edição dos Jogos da Amizade, no âmbito do Comando Militar do Leste (CML).
O evento esportivo e artístico-cultural usará a estrutura do Legado Olímpico de Deodoro para receber cerca de 2 mil alunos do Ensino Fundamental e Médio, do Sistema Colégio Militar do Brasil, de todas as regiões do país.

 

 

Antes da pandemia da COVID-19, os Jogos da Amizade ocorriam na Academia das Agulhas Negras (AMAN) e na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Após dois anos sem o evento de forma presencial, o ano passado marcou o retorno dos alunos aos Jogos, que foram sediados na cidade de Curitiba.

 

 

Este ano, a escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar os Jogos em 2023 ocorreu para que fosse utilizada toda a logística e estrutura da Vila Militar e do Legado Olímpico de Deodoro, fazendo com que jovens tivessem a oportunidade de competir em locais que foram palco de grandes performances de atletas olímpicos.

Modalidades coletivas e individuais

O evento esportivo e artístico-cultural contará com disputas de 11 modalidades: Futebol, Voleibol, Basquetebol, Handebol, Hipismo, Pentatlo Moderno, Xadrez, Orientação, Natação, Judô e Atletismo. Todos os 15 Colégios Militares do Brasil, das cidades de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Campo Grande, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Juiz de Fora, Curitiba, Porto Alegre e Santa Maria, terão representantes nos Jogos.

 

Os Jogos da Amizade também ajudam na performance de muitos alunos-atletas do Sistema Colégio Militar do Brasil, que têm se destacado em diversas competições nacionais e internacionais.
Os estudantes terão, ainda, a possibilidade de atuar como agentes de comunicação social. Durante o evento, será montada uma Central de Mídia composta por alunos que irão desempenhar a função de repórter na produção de matérias jornalísticas, conteúdo para redes sociais e podcast. A ideia é integrar todos os estudantes nas mais diversas atribuições, de modo a descobrir talentos e incentivar a criatividade.

Apresentação artística na Cidade das Artes

Na noite do dia 12 de julho, a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, será palco da competição artístico-cultural denominada “ZumZaravoice”. Na ocasião, cada colégio apresentará seus talentos em tema livre, tendo como jurados personalidades do meio artístico nacional.
Durante toda a semana dos Jogos da Amizade, as atividades ocorrerão sob absoluta imersão, supervisionadas por diversos profissionais, educando os jovens alunos por meio do esporte, cultura e arte.
Os XV Jogos da Amizade serão abertos ao público, contarão com apoio da sociedade local e ocorrerão em sua maior parte no Legado Olímpico de Deodoro, na Vila Militar.

Serviço:
Evento: XV Jogos da Amizade
Data: 9 a 15 de julho
Momentos especiais da programação/locais: Cerimônia de Abertura (9 de julho), ZumZaravoice (12 de julho), Disputas finas dos esportes coletivos e Judô (15 de julho) e Cerimônia de Encerramento (15 de julho).

registrado em:
Fim do conteúdo da página