Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos do CMRJ participam de troca festiva da Guarda ao Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial
Início do conteúdo da página

Alunos do CMRJ participam de troca festiva da Guarda ao Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial

Acessos: 49

No dia 6 de agosto, os alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro prestigiaram a solenidade de troca festiva da Guarda ao Monumento Nacional aos Mortos da 2ª Guerra Mundial (MNMSGM), conhecido também como “Monumento aos Pracinhas”, no Aterro do Flamengo. O 1º Batalhão de Guardas do Exército Brasileiro assumiu o posto da Força Aérea Brasileira, representada pelo Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR). Desde a sua inauguração, em 5 de agosto de 1960, o monumento realiza um rodízio mensal permanente entre as Forças Armadas.

 

 

O evento foi aberto ao público e conduzido pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx). O Diretor de Educação Preparatória e Assistencial, Gen Bda Vinícius, e o Comandante do Colégio Militar do Rio de Janeiro, Cel Paulo Campos, estiveram presentes.

A solenidade foi marcada por honras e homenagens, incluindo a troca do posto ao Túmulo do Soldado Desconhecido, a execução do toque de silêncio em memória dos militares que perderam suas vidas nos campos de batalha italianos, e o desfile da tropa.

Para celebrar os 220 anos de Duque de Caxias, uma exposição de material histórico e militares foi organizada durante o final de semana, e no domingo ocorreu apresentação musical das bandas da Escola de Sargentos de Logística e do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda, demonstrações de cães e motocicletas militares do 1º Batalhão de Polícia do Exército e performance da Escola de Equitação do Exército.

Estudantes de escolas públicas do Centro Integrado de Educação Pública Presidente Tancredo Neves, Escola Municipal Monte Castelo e Escola Municipal Almirante Barroso prestigiaram o evento, assim como alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, da Escola Naval, da Escola de Sargentos de Logística, e do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro. Após o encerramento da solenidade, os estudantes receberam livros e revistas da Biblioteca do Exército, e visitaram o Mausoléu do MNMSGM, as exposições de materiais militares e de acervos do Arquivo Histórico do Exército. Ao longo de 63 anos, o MNMSGM tem cumprido sua missão de preservar e divulgar a história da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, promovendo solenidades cívicas e militares em honra aos bravos guerreiros que lutaram nos campos de batalha da Itália.

registrado em:
Fim do conteúdo da página