Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno do Colégio Militar de Curitiba conquista pódio nos Jogos Mundiais Escolares
Início do conteúdo da página

Aluno do Colégio Militar de Curitiba conquista pódio nos Jogos Mundiais Escolares

Acessos: 47

O aluno Heitor Carneiro Fraga, do 9º ano do Colégio Militar de Curitiba, tornou-se destaque nacional ao conquistar o 3º lugar do Xadrez nos Jogos Mundiais Escolares da International School Sport Federation (ISF Gymnasiade U15), realizados no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 19 e 27 de agosto. A competição é o maior evento com estudantes-atletas do mundo. Nesta edição, participaram 1.400 competidores de 46 países. Os jovens, com idade até 15 anos, disputaram diversas modalidades esportivas. Heitor foi selecionado como integrante da equipe brasileira de Xadrez após sagrar-se campeão nos Jogos Escolares Brasileiros de 2022, na categoria Sub 14.
Aos seis anos de idade, ele começou a jogar xadrez e logo se destacou no esporte. Sua primeira competição foi em 2017, com sete anos de idade, em atividade extra-classe de sua antiga escola, em Ponta Grossa (PR). Em 2022, com a transferência da família para a capital, matriculou-se no Colégio Militar de Curitiba e logo ingressou no Clube de Xadrez, coordenado pelo Professor Gustavo Horokoski.
Heitor começou, então, a representar o Colégio Militar em diversos campeonatos, conquistando, ainda em 2022, o 1º lugar por equipe no xadrez convencional na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, em que se destacou nas modalidades do xadrez rápido e relâmpago. Sua classificação nos jogos estaduais rendeu-lhe a convocação para disputar os Jogos Escolares Brasileiros pela equipe paranaense.
“Estudar no Colégio Militar de Curitiba e fazer parte do Clube de Xadrez me deu a oportunidade de participar dos Jogos Escolares”, relata Heitor. “Os principais fatores que contribuíram para o sucesso foram a estrutura que o Colégio oferece e o apoio recebido”, acrescenta. O jovem disse, ainda, que o Colégio lhe possibilitou ser convocado para as equipes de xadrez do estado do Paraná e para a Seleção Brasileira de Xadrez.
Hoje, com apenas 13 anos, além de competir pelo Colégio Militar de Curitiba, o atleta representa o Clube de Xadrez de Curitiba e o de São José dos Pinhais, município que lhe confere a Bolsa Atleta Formador. Em busca de seu constante aperfeiçoamento, Heitor também estuda a distância com o mestre internacional, Simón Languiday, da Argentina.
Heitor já garantiu sua vaga nos Jogos Escolares Brasileiros 2023 por ter sido campeão na modalidade Xadrez Relâmpago e por ter conquistado o 2º lugar no Xadrez Rápido nos Jogos Escolares do Paraná. Em outubro, ele estará em Brasília para os jogos nacionais, que poderão lhe garantir a vaga para o Sul-Americano, a ser disputado no Chile, em Dezembro.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página