Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos do SCMB conquistam as primeiras colocações no Exame Intelectual do Concurso da EsPCEx 2023
Início do conteúdo da página

Alunos do SCMB conquistam as primeiras colocações no Exame Intelectual do Concurso da EsPCEx 2023

Acessos: 118

Dois alunos do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) conquistaram as primeiras colocações no Exame Intelectual do Concurso de Admissão à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), de 2023.

O aluno João Pedro Passos Hoffmann, do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA), foi o 1° Colocado Geral no exame e também o 1° lugar entre os classificados do sexo masculino. A aluna Ana Beatriz Guedes Melo, do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), obteve a melhor nota entre as candidatas do sexo feminino e conquistou a 1ª posição em sua categoria.

Aluno com notas e desempenho exemplares no CMPA, Hoffmann contou que fez todos os concursos militares para oficial esse ano como uma forma de treinamento e obteve excelentes resultados, reforçando a qualidade do ensino do Sistema Colégio Militar do Brasil.

Ao todo, 54 alunos do SCMB foram aprovados no concurso, sendo 16 classificados para as fases seguintes.

A aprovação e a classificação na EsPCEx eram um sonho antigo da aluna Beatriz. Ela revelou que estudou muito, por cerca de dois anos e meio, com o objetivo de entrar na instituição e se tornar uma oficial do Exército Brasileiro.

“Meu avô foi militar, então eu sempre tive a carreira militar em mente. Assim, em 2016, prestei o concurso para entrar no 6º ano no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Comecei a estudar no colégio em 2017 e passei a admirar ainda mais os valores do militarismo, como hierarquia, disciplina e camaradagem, a partir do contato diário com os militares e do ambiente escolar. Com isso, o meu interesse pela carreira cresceu com o passar dos anos e, em 2021, decidi começar a estudar para o concurso da EsPCEx”, contou Beatriz.

A aluna ainda fez questão de ressaltar que o fator que a ajudou a alcançar o resultado no concurso foi a disciplina que aprendeu e desenvolveu dentro do CMRJ.

“Com as provas, as aulas, as formaturas, a ordem unida, a cobrança em relação à pontualidade, dentre outras responsabilidades dentro do Colégio Militar, eu cultivei a prática da disciplina em diferentes áreas, principalmente nos estudos, o que foi fundamental para a minha classificação no concurso. Além disso, sou muito grata a todos os ensinamentos dados pelos professores e pelos instrutores, que foram muito importantes para a minha formação como estudante e como pessoa. A minha expectativa é adentrar os portões da EsPCEx, no ano que vem, e seguir carreira no Exército, dando sempre o meu melhor e buscando honrar a força”, reforçou a aluna.

Fonte: ComSoc DEPA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página