Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos oriundos do SCMB participam da tradicional entrada dos novos alunos pelos portões da EsPCEx
Início do conteúdo da página

Alunos oriundos do SCMB participam da tradicional entrada dos novos alunos pelos portões da EsPCEx

Acessos: 63

Campinas (SP) - No dia 24 de fevereiro, ocorreu a entrada solene dos Alunos pelo portão da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Na cerimônia, alunos oriundos do Sistema Colégio Militar do Brasil entraram na Escola vestindo o uniforme de seu Colégio Militar de origem.

Tradicionalmente, o aluno mais novo é o responsável por abrir os portões da EsPCEx juntamente com o Comandante da Escola. Este ano, o Aluno FELIPE FRIZZERA DE MORAES, ex-aluno do Colégio Militar de Brasília, realizou o ato simbólico.

A Entrada pelo Portão simboliza um ato voluntário de eterno compromisso com o Exército Brasileiro, em especial o de honrar as suas tradições, valores, deveres, ética e raízes históricas, incluindo o respeito à hierarquia e à disciplina.

Os alunos da EsPCEx são selecionados anualmente em concurso público para ingresso na carreira de oficial combatente do Exército. A Escola conduz o primeiro de cinco anos da formação do oficial, preparando jovens entre 17 a 22 anos, de ambos os sexos, para ingressarem como cadetes na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde cursam os outros quatro anos. Ao fim dos estudos, os aprovados são declarados aspirantes a oficial e recebem o diploma de ensino superior militar.

Saiba como ingressar na Escola Preparatória de Cadetes

Neste ano, 440 alunos ingressaram na Escola, onde estudarão em regime de internato, combinando instruções militares e acadêmicas. O currículo é composto pelas disciplinas de História, Física, Química, Cálculo, Computação, Português e Inglês. Bem como Técnicas Militares e o Treinamento Físico Militar, realizado diariamente. Os alunos executam, ainda, uma série de exercícios operacionais no terreno e são avaliados quanto à disciplina e outros atributos da área afetiva.

Fotos: ComSoc EsPCEx e colaborador Eduardo Rodrigues

Fonte: ComSoc DEPA.

registrado em:
Fim do conteúdo da página